quarta-feira, 18 de março de 2009

SUGESTÕES DE CONSULTA DE SITES INFORMATIVOS

Procura informação sobre:
Ensino Secundário?
Ensino Superior?
Prosseguimento de estudos noutros países da Europa?
Informações sobre Profissões, Formação Profissional e Mundo do Trabalho?
Aqui ficam algumas sugestões de sites onde se pode procurar informação sobre estes temas:
Ofertas Formativas – Ensino Secundário: http://www.dgidc.min-edu.pt/ - página da Direcção Geral do Desenvolvimento e Inovação Curricular do Ministério da Educação, onde podem ser consultadas informações relativas a diversos tipos de percursos formativos.
http://www.anq.gov.pt/default.aspx - portal da Agência Nacional para a Qualificação.
http://www.catalogo.anq.gov.pt/Paginas/Inicio.aspx - Catálogo Nacional das Qualificações
http://www.novasoportunidades.gov.pt/ - Guia de Acesso ao Secundário que reúne a informação sobre toda a oferta educativa e formativa no ensino secundário, tanto para jovens como para adultos.
http://www.emprego.universia.pt/contenidosHTML/donde_enviar/escolas_prof.jsp - informação sobre escolas profissionais.
Ensino Superior:
http://www.servpsicorient-esjr.blogspot.com/ : blogue do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) da E. S. J. R.
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt - página da Direcção Geral do Ensino Superior do Ministério da Educação, onde podem ser consultadas informações oficiais sobre o acesso ao ensino superior público, particular e cooperativo, como por exemplo: condições de acesso, candidatura, provas de ingresso, calendário geral de candidatura, calendário de exames, classificações mínimas, etc.
http://www.exames.org/ - página onde se encontra informação diversificada sobre exames nacionais e candidatura ao ensino superior.
http://gave.min-edu.pt/ - página do Gabinete Avaliativo Educacional: informações sobre exames, testes intermédios, etc.
http://www.acesso.universia.pt/ - site com informações sobre acesso ao ensino superior, universidades, bolsas de estudo, etc
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/AccaoSocial/ - site da Direcção de Serviços de Acção Social (FAS) onde podem ser consultadas informações sobre bolsas de estudo para o ensino não superior e ensino superior.
http://aeiou.guiadoestudante.pt/ - guia de cursos do ensino superior, com indicação dos endereços das universidades, caracterização dos cursos, duração, etc.
http://www.facultis.pt/ - site que contém informação diversificada sobre instituições do ensino superior.
Informações sobre Profissões, Formação Profissional e Mundo do Trabalho:
http://www.dgfv.min-edu.pt/ - página da Direcção Geral da formação Vocacional. http://www.iefp.pt/ - página do Instituto do Emprego e da Formação Profissional. http://clix.expressoemprego.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=2142 – informação sobre saídas profissionais das principais áreas de formação. http://cdp.portodigital.pt/profissoes/profissoes-com-futuro - rubrica de informação na qual se pretende dar a conhecer novas saídas profissionais http://www.iop.ul.pt/ - site do Instituto de Orientação Profissional, onde é possível consultar informações sobre percursos do ensino secundário e do ensino superior e ainda recursos informativos sobre o mundo do trabalho. http://oep.portalpsi.net/index.htm - portal onde se encontra um conjunto de informações relacionadas com a orientação vocacional http://juventude.gov.pt/portal/ - Portal da Juventude, projecto da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto
Informações sobre Prosseguimento de estudos noutros países da Europa:
http://ec.europa.eu/ploteus/home.jsp?language=pt - Portal sobre ao oportunidades de aprendizagem (educação e formação) no espaço europeu.
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/cidadao/eu+e/educacao/estudar+fora+de+portugal/DOS_estudar+no+estrangeiro.htm?passo=2 – informações úteis para quem pretende estudar no estrangeiro.

1 comentário:

Área de Projecto - Grupo EB disse...

Parabens pelo seu BLOGUE!!

Somos alunas do 12º ano e no âmbito da disciplina de Área de Projecto temos como objectivo informar os alunos, como no seu blogue.
Já tirámos algumas informaçoes muito úteis aqui encontradas.